Dircom Alep
A venda de cães e gatos no Paraná será tema de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na próxima terça-feira (03) às 9 horas. Proposta pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), a audiência vai debater as regras atuais de comercialização de pets no estado.
Foram convidados representantes da sociedade civil organizada, entidades representativas de classes, sindicatos, criadores, empresários do ramo pet, Organizações Não Governamentais e protetores independentes.
“Estamos construindo com a sociedade uma proposta viável e eficaz para combater os maus tratos e regulamentar a venda de animais domésticos no Paraná”, explicou o deputado que é autor do projeto.
Presenças confirmadas – O delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Matheus Araújo Laiola é um dos convidados confirmados na mesa de discussões. Ele apresentará as ações da delegacia, nos oito primeiros meses do ano. Somente em agosto, quase 140 animais foram apreendidos de criadores irregulares.
O presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários (Sindivet), Cesar Amin Pasqualin, falará sobre o impacto na legislação para a profissão. Já a presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Soraya Simon, mostrará a realidade dos cães e gatos de rua de Curitiba e Região Metropolitana.
Além deles, está confirmada a participação do presidente da Organização das Ongs Protetoras dos Animais, Paulo Colnaghi, do presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais no Paraná, Adolfo Yoshiaki Sasaki e do Sindicato dos Aviários e Casas Agropecuárias e Pet Shops do Estado do Paraná (Sindaca-PR), Fábio Assahi.
Palestra – Também haverá a apresentação da pesquisa organizada pela médica veterinária e mestranda da UFPR em bem-estar animal, Paula Pimpão de Freitas sobre criadores comerciais de cães e gatos na região de Curitiba.
Cadastramento – A Audiência Pública acontece na próxima terça-feira (03/09), às 9 horas no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Os lugares são limitados de acordo com a capacidade da Casa, por isso está disponível um cadastro prévio na página www.deputadoguerra.com.br. O cadastro garante a participação na audiência. As perguntas e tempo para explanações serão definidos durante o evento.