Search
Close this search box.

Audiência Pública vai debater asfaltamento da PR-364 que se arrasta há mais de 40 anos

Movimento de moradores e autoridades locais busca o asfaltamento da PR-364 para impulsionar o desenvolvimento da região e facilitar o escoamento da produção agrícola

Imagem: Divulgação/Dr. Antenor

30/05/2023 – 07:20:49

Redação com informações de assessoria parlamentar

A ansiedade dos moradores dos municípios de Goioxim, Marquinho e Cantagalo, no estado do Paraná, está prestes a ser debatida em uma audiência pública histórica. O evento, intitulado “Integração Intermunicipal na PR-364 do Paraná”, foi organizado pelo mandato do deputado estadual Dr. Antenor (PT-PR) e está marcado para esta sexta-feira, 02 de junho, às 9h, no Salão da Igreja São Sebastião, nº 150, no município de Goioxim.

O movimento reivindica o asfaltamento da PR-364 que liga os municípios de Goioxim, Marquinho e Cantagalo, trecho de 42 km, como consequência dos debates feitos pelos moradores ao longo dos 40 anos.

“A PR-364 que liga os três municípios é uma estrada importante e vai movimentar e contribuir no desenvolvimento da região, facilitando o escoamento da produção”, afirmou Dr. Antenor.

Goioxim

A base da economia do município de Goioxim é a agricultura e atualmente conta com 880 propriedades rurais. Quinhentos produtores de leite produzem 36.000 litros por dia totalizando cerca de 1.100.000 litros/mês.

Média da produção, plantação em hectare, em Goioxim: leite 8,8%; milho: 8,9%; florestais: 9,4%; bovinos: 10,3%; soja: 41,9% e os demais produtos da agricultura totalizam 20,80%, estes são os principais grupos de produtos.

O transporte escolar circula 1.652 km por dia, sendo destes, 10km pela PR-364, no perímetro que liga Goioxim até o trevo de acesso a Cantagalo e Marquinho.

Para a Prefeita de Goioxim, Mari Terezinha da Silva, o asfaltamento da PR-364 será fantástico. “Essa obra é importantíssima para o desenvolvimento e crescimento de Goioxim, município que fica praticamente sem saída, ou seja, apenas a estrada de chão liga Goioxim a Cantagalo e Marquinho. Portanto, com o acesso de asfalto, não será bom apenas para o desenvolvimento de Goioxim, mas para a região toda. O asfaltamento dará acesso a Cantagalo, Marquinho, Palmital e Laranjeiras do Sul,” disse a prefeita Municipal.

Marquinho

O município de Marquinho tem aproximadamente 5 mil habitantes, os quais residem em sua grande maioria na área rural. A base da economia municipal é a produção agrícola e pecuária, sendo a maioria da agricultura familiar. Atualmente o município conta com 1.343 cadastros de produtores rurais ativos, tendo, em média, mais de 5.600 notas de produtores emitidas por ano.  

A maioria das propriedades rurais são pequenas, da agricultura familiar. Segundo dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2021 as principais atividades do município estão na agropecuária, onde destaca-se a criação de bovinos destinados para corte, cria e recria. Rebanho de aproximadamente 55 mil cabeças. Na lavoura, a produção de soja ultrapassa 20 mil toneladas ano; o cultivo de milho de 1ª e 2ª safra são mais de 3,5 mil toneladas ano e o trigo mais de 4,5 mil toneladas ano. Já na produção leiteira são mais de 14 milhões de litros por ano.

A PR-364 possui dentro do município uma extensão de aproximadamente 20 km, sendo principal ligação de Marquinho aos municípios de Goioxim e Cantagalo. Além de ser uma das principais vias de acesso da área urbana para rural e vice-versa, também possibilita o acesso primário e secundário para as comunidades de Juti, Anta Gorda, Rio Bonito, Alto do Tigre, Alto do Cobre, São Roque, Guampara e Ouro Verde.

O secretário, Eder Barbosa Vaz, da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município de Marquinho afirma que a pavimentação da PR-364 é de extrema importância para o município e região. “A PR-364 é a principal via de escoamento da produção agrícola e pecuária de corte e leite do município. Além disso, suporta linhas de transporte escolar, na qual cerca de 70% dos alunos matriculados da rede pública, residem nessas comunidades e dependem do transporte público escolar que transita na totalidade da via”, afirmou o secretário Eder.

Cantagalo

O município de Cantagalo possui 13.340 habitantes e a base da economia é a agricultura familiar. Aproximadamente 40 crianças das localidades de Cantagalinho, Linha Nova e Faxinal dos Carpinteiros utilizam um trecho da PR-364 para se deslocar à escola. O asfaltamento da PR-364 é muito importante para o município e o desenvolvimento da região.

Diversas cooperativas de hortifrutigranjeiros de médio e grande porte já estão instaladas nos municipios.  A estrada de ferro Paraná Oeste S.A liga os três municípios, Goioxim, Marquinho e Cantagalo a Guarapuava e ao oeste do Estado do Paraná.

Leia Também