Dircom Alep
A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai promover uma audiência pública para discutir os impactos do acordo de livre comércio firmado entre Mercosul e União Europeia para o Estado do Paraná. Entre os temas propostos para a audiência estão os prós e contras do acordo e os possíveis benefícios e prejuízos ao agronegócio e ao setor industrial paranaense. “Temos de investigar os impactos desse acordo para o Paraná”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Luiz Carlos Martins (PP).
O vice-presidente do grupo, deputado Goura (PDT), comprometeu-se a sugerir nomes para a audiência. “Os detalhes deste acordo não estão claros para a população e nem para nós, deputados. Vamos definir as datas e representantes dos dois blocos econômicos, com a participação de representantes de Paraguai, Uruguai e Argentina, além de membros da União Europeia”, explicou Goura.
O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi selado em junho deste ano. Segundo informações dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores, o pacto entre os dois blocos representa, juntos, cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas.
Ele abrange temas como serviços, compras governamentais, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual. O Ministério da Economia estima que a parceria vai representar um incremento do PIB brasileiro de 87,5 bilhões de dólares em 15 anos, podendo chegar a 125 bilhões de dólares.
Os membros da Comissão também sugeriram a realização de outra audiência pública para discutir o projeto de Lei 3418/2015, de autoria do deputado federal Giacobo (PR), que propõe a criação da Zona Franca de Foz do Iguaçu. Os detalhes ainda serão definidos.