25/05/2021 – 07:54:47
Redação com informações de AEN
Nesta segunda-feira (24) cerca de 600 escolas da rede estadual do Paraná reabriram suas portas para receber alunos no modelo híbrido. De acordo com a Secretária da Educação do Paraná, a retomada permite que mais 40 mil estudantes, de 28 NREs (Núcleos Regionais de Educação), que englobam aproximadamente 150 municípios, retornem às aulas presenciais.
A reabertura das escolas está sendo realizada de forma escalonada e todas as instituições de ensino devem seguir um protocolo de segurança, que inclui o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, a disponibilização de álcool em gel, a exigência do uso de máscara e aferição da temperatura de alunos e funcionários antes do acesso às dependências das escolas.
De acordo com o Secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, o retorno presencial não é uma imposição. “Os pais não são obrigados a mandar seus filhos para a escola, eles têm a opção do ensino híbrido. E essa modalidade está indo muito bem no Paraná”, disse.
Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná na TV aberta, no YouTube, além do kit pedagógico impresso.
Avaliação
Apesar do crescimento contínuo de casos de Covid-19 no Paraná, Renato Feder afirma que o retorno está sendo bem-sucedido. “A gente começou com 200 escolas, agora são mais de 600. E todas as informações até agora são de extrema segurança, cautela e cuidado com os protocolos. São 100% dos alunos de máscara, sempre com distanciamento”, declarou o secretário.
Transparência
Desde o dia 10 de maio até esta sexta-feira (21), aproximadamente 24 mil estudantes (com autorização dos pais ou responsáveis) e 12 mil profissionais da Educação – excluindo aqueles de grupos de risco – voltaram às 200 unidades escolares abertas para o modelo presencial.
Nessas duas semanas, houve 15 turmas com atividades suspensas e quatro colégios fechados. Também foram reportados 38 casos positivos em alunos, 32 casos em professores e 25 casos em funcionários. Em nenhum dos casos a transmissão ocorreu na escola, de acordo com os próprios contaminados.
Orientações
Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.