Paraná

Deputados querem ampliar debates contra privatizações da Petrobras no Paraná

Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT) devem propor nos próximos dias a criação de um comitê, com a participação de lideranças políticas, sindicalistas, técnicos e pesquisadores, com o objetivo de ampliar no Paraná os debates contra as privatizações da Petrobras no Estado

Foto: Assessoria Parlamentar

Assessoria Parlamentar

A medida foi anunciada durante audiência pública nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, que discutiu os impactos das privatizações na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), instalada em Araucária; da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), de São Mateus do Sul; e da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados.

O deputado Requião Filho destacou que a sociedade precisa tomar consciência de que a venda da Petrobras vai causar prejuízos econômicos graves para o Paraná e seus municípios.

“Precisamos ampliar e levar este debate para toda sociedade é mais do que necessário, por isso a importância de se montar um comitê, levar esta discussão para os deputados federais, para os deputados estaduais, para as câmaras dos vereadores. A privatização destas empresas fere a soberania do Brasil, ao mesmo tempo em que causa inúmeros prejuízos econômicos para os municípios e Estados”.

Participaram da audiência pública sobre os impactos da venda da Petrobras no Paraná deputados estaduais, pesquisadores da área do petróleo e sindicalistas.

A pesquisadora do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Carla Ferreira apresentou os impactos que as privatizações terão nas contas públicas. Segundo Ferreira, a Petrobras é responsável, sozinha, por mais de 8% do ICMS arrecadado pelo governo estadual. “Somente com o ICMS, a Petrobras contribui com mais de 4% da arrecadação do Estado. Foram R$ 2,4 bilhões na arrecadação do estado em 2017. Além disso, a Petrobras gera um movimento econômico regional, gera emprego, estimula o consumo, o que também se reflete na arrecadação do Estado”. Ela alertou ainda que, caso a venda das empresas se concretize, os municípios correm o risco de ficar sem os royalties pagos pela Petrobras.

O consultor legislativo do Senado Federal e da Câmara dos Deputados Paulo Cesar Ribeiro Lima, PHD em engenharia na área do petróleo e especialista em Minas e Energia, afirmou que a Petrobras está sendo lentamente “desintegrada”. “A empresa está sendo desintegrada. As refinarias estão sendo ilegalmente privatizadas. A privatização das refinarias vai fazer o custo do petróleo subir”, alertou.

Já o presidente do Sindicato do Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR-SC), Mário Dalzot destacou que os dois Estados estão sendo preteridos pela Petrobras. “As privatizações representam a ausência total da Petrobras no Sul do Brasil. Paraná e Santa Catarina estão sendo preteridos pela Petrobras, que vai privilegiar o sudeste. Os empregos estão sendo precarizados, equipamentos estão sem manutenção, levando riscos aos trabalhadores. Além disso, a chance da refinaria privatizada ser fechada é alta, porque o que eles querem de fato é o mercado consumidor”, contou.

Os demais deputados da bancada de oposição que estavam presentes também lamentaram os prejuízos econômicos para a população do Paraná e a falta de interesse do governo em enviar representante para participar do debate hoje na Assembleia. “Significa perda de renda e desemprego. Hoje, a Repar emprega diretamente 1,7 mil trabalhadores e gera mais de 5 mil empregos indiretos. É responsável por 4% da arrecadação total do estado, o que significa uma grande perda para o povo paranaense”, lembrou a deputada Luciana Rafagnin.

O ex-senador Roberto Requião contextualizou historicamente o domínio do capital financeiro, defendeu uma postura nacionalista na defesa dos recursos naturais brasileiros e convocou lideranças políticas e sindicais a lutarem contra a “venda do País”. “A reação deve ser uma frente política ampla contra o liberalismo econômico, contra esse entreguismo, contra toda essa barbárie. Vamos esquecer um pouco a questão partidária na construção de uma frente ampla. Posteriormente podemos propor um referendo revogatório para derrubar estas medidas, a entrega da Petrobras no Paraná, a entrega do petróleo do Brasil por um governo que não teve autonomia para isso. Resistência absoluta”, convocou.

Também participaram da audiência pública o deputado federal Aliel Machado (PSB); presidente do Sindicato dos Petroquímicos do Paraná, Santiago da Silva Santos; presidente da CUT-PR, Marcio Kieller; e o secretário nacional de comunicação da CUT, Roni Barbosa.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Prof. Serjão deixa o PDT e declara apoio à campanha de Roberto Requião no Paraná

Guarapuava

Prof. Serjão deixa o PDT e declara apoio à campanha de Roberto Requião no Paraná

11/08/2022 – 09:20:40 Redação O ex-vereador Prof. Serjão, que estava a frente do PDT Guarapuava, protocolou...

Segunda (15) é a data-limite para apresentar pedidos de registros de candidaturas para as Eleições 2022

Brasil

Segunda (15) é a data-limite para apresentar pedidos de registros de candidaturas para as Eleições 2022

11/08/2022 – 08:10:54 Com informações de TSE e revisão de redação Termina na próxima segunda-feira (15) o...

Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE

Brasil

Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE

10/08/2022 – 19:08:24 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O presidente Jair Bolsonaro...

Lula e Requião farão comício em Curitiba no dia 27 de agosto

Paraná

Lula e Requião farão comício em Curitiba no dia 27 de agosto

10/08/2022 – 14:40:58 Redação Luiz Inácio Lula da Silva e Roberto Requião, candidatos a presidente e...

PSDB Nacional descarta Cesar Silvestri e declara apoio à reeleição de Álvaro Dias

Guarapuava

PSDB Nacional descarta Cesar Silvestri e declara apoio à reeleição de Álvaro Dias

10/08/2022 – 08:47:22 Redação Após ter sua pré-candidatura ao Governo do Paraná barrada pelo Podemos –...

PL proíbe nomeação de parentes de membros do TCE em cargos em comissão no Estado

Paraná

PL proíbe nomeação de parentes de membros do TCE em cargos em comissão no Estado

10/08/2022 – 08:46:16 Com informações de Dircom Alep e revisão de redação Foi protocolado na Alep...