Imagem: Divulgação/TRE-PR
19/05/2022 – 13:45:00
Com informações de TRE-PR e revisão de redação
Até o mês de abril, o Paraná contabilizou 1.533.768 de downloads do aplicativo e-Título entre as 8.338.820* eleitoras e eleitores do estado. A ferramenta é uma via digital do título eleitoral e substitui o documento em papel. Além disso, permite acesso rápido a diversos serviços da Justiça Eleitoral. É possível entrar no aplicativo apenas informando o número do CPF.
Atualização
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberou, neste mês de maio, a nova versão do e-Título. Entre as inovações estão um novo controle de fluxo, que cria uma “fila de espera” em caso de alta procura por serviços, dando preferência para quem acessou primeiro.
A versão ainda ampliou a acessibilidade, com alteração das cores e adaptação das telas, e apresenta uma evolução nas notificações, com o registro histórico dos avisos recebidos.
Serviços disponíveis
– Emissão e validação de certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais;
– Justificativa de ausência às eleições;
– Consulta ao local de votação (próprio e de terceiros);
– Consulta e emissão de guia para o pagamento de multas;
– Inscrição como mesária ou mesário voluntário.
O e-título está disponível no Google Play e na App Store
Dados biométricos
O e-Título mostra a foto da eleitora ou do eleitor que fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. Quem não fez a biometria precisa levar um documento oficial com foto para votar.
As eleições acontecem no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, em segundo turno (se houver).
*Dados do eleitorado paranaense de 17 de maio. Sujeito a alterações até 1 de junho, prazo final para análise dos pedidos enviados até o fechamento do cadastro eleitoral (4 de maio).