Imagem: Freepik
27-01-2020 – 20h
Dircom Alep
O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), através do projeto de lei 687/2019, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, quer incluir a carne de peixe e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino.
De acordo com a justificativa da proposta, “além de diversificar ainda mais os produtos de qualidade servido aos nossos estudantes, também busca apoiar o produtor rural familiar”.
O deputado destaca que de acordo com informações oficiais, apenas 27% dos municípios brasileiros incluem o peixe na merenda escolar. Para o autor da proposta a adoção da medida é baseada em três pontos. O primeiro deles é o alto valor nutricional do pescado, que aumenta a quantidade de cálcio e de proteína ingerida pelos escolares, ao mesmo tempo em que reduz o teor de gordura absorvido pelo organismo. “A inclusão do pescado na merenda escolar é fundamental para uma mudança no hábito alimentar da população brasileira, que tem um consumo do produto quase 50% menor que o recomendado pela FAO”, enfatiza o deputado Guerra.
“O Paraná possui grande potencial para a exploração da piscicultura pela grande quantidade e qualidade das águas e das características favoráveis dos solos”, declarou. “Além disso o Estado já estuda incluir três refeições por dia nas escolas paranaenses, isso amplia a possibilidade do uso do peixe”, completou.
Outro ponto a ser destacado pelo parlamentar é o enorme potencial hídrico do Estado, fator que viabiliza a produção em larga escala de um peixe como a tilápia. Atualmente o Paraná tem a condição de maior produtor de pescados no país e, também está na liderança em se tratando da tilápia, cuja produção local é quase o dobro do segundo colocado.
Os estados líderes em produção de tilápias são Paraná (123 mil toneladas), São Paulo (69.500 t.), Santa Catarina (33.800 t.), Minas Gerais (31.500 t.) e Bahia (24.600 t.), que juntos produzem cerca de 70% de toda tilápia nacional. O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, atrás da China (1,86 milhão de toneladas), Indonésia (1,25 milhão t.), Egito (860 mil t.) e à frente de Filipinas (330 mil t.) e Tailândia (250 mil t.).
O terceiro ponto refere-se à possibilidade de geração de empregos e renda, a partir da necessidade de ampliação da produção. “Como já está provado, essa também é uma forma de gerar empregos, renda e fazer com que a engrenagem econômica se movimente”, ressalta o deputado.
Uma vez por semana – A proposta de Guerra estipula que a carne de peixe deve ser servida ao menos uma vez por semana, respeitada a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região. O nutricionista responsável pelo cardápio determinará qual o melhor momento e forma para servir o alimento.
Caso o calendário não seja cumprido, a escola terá suspensão da transferência de recursos para aquisição local de produtos para a merenda.
A proposta aguarda análise das Comissões da Assembleia antes de ir ao plenário para votação.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Com informações de PT na Alep com revisão de redação 31/03/2023 – 20:32:23 Em pronunciamento na...
Com informações de Agência PT e revisão de redação 31/03/2023 – 16:58:08 A ministra da Saúde,...
Com informações de PT na Alep e revisão de redação 31/03/2023 – 14:58:24 A Frente Parlamentar das...
31/03/2023 – 12:31:04 Redação Na manhã desta sexta-feira (31), o deputado federal pontagrossense Aliel Machado...
31/03/2023 – 07:31:17 Redação A dança das cadeiras na Câmara Municipal de Guarapuava ganhou um novo capítulo...
30/03/2023 – 15:32:18 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...