Paraná

Políticas públicas e proteção aos animais são temas de debates na Alep na próxima semana

Debate acontece na sessão plenária de segunda-feira (20), a partir das 14h30

Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Dircom Alep

A próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná será marcada por debates que envolvem a proteção animal. O trabalho da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que, entre outras ações, está a de combater os maus tratos dos animais, será apresentado durante o grande expediente da sessão plenária na segunda-feira (20), a partir das 14h30.

O delegado titular da Delegacia, Matheus Laiola, falará sobre as atividades de proteção ambiental no Paraná, a convite do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). Entre alguns dados que serão apresentados está o número de denúncias que a Delegacia recebe sobre os maus tratos animais. Por mês são, em média, 300 denúncias. Nos últimos anos já foram resgatados mais de 500 cães e gatos de canis clandestino de Curitiba e Região Metropolitana ou que estavam em condições de maus tratos, como exemplo, os mais de 100 resgatados nessa semana em canis e pet shops na capital paranaense.

“A delegacia está localizada em Curitiba, mas atua em todo o Paraná em parceria com outras unidades da Polícia Civil”, explicou o delegado.

Entre as funções da delegacia estão a investigação, prevenção e apuração das infrações contra o Meio Ambiente, incluindo fauna e flora. A principal atuação tem sido o combate de maus tratos dos animais.

“É uma delegacia muito importante para o Paraná, que desempenha um papel fundamental para a preservação do meio ambiente, e principalmente contribuiu à causa animal”, disse o deputado Guerra que solicitou ao Governo do Estado a implantação da Delegacia Eletrônica de Proteção Ambiental.

Audiência pública

Já a modernização da legislação estadual de proteção animal, o resgate e atendimento de animais silvestres, a caça e o tráfico de animais silvestres, o panorama atual e planos do Governo Estadual para a proteção animal, bem como questões de saúde pública serão tema de uma audiência que acontece na próxima terça-feira (20), a partir das 9 horas. A proposta do encontro é do deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, em parceria com o deputado Alexandre Amaro (PRB), que também é membro da Comissão.

Estão previstas as participações do professor-doutor Vicente de Paula Ataíde Júnior, referência acadêmica no Brasil em relação ao Direito Animal; da professora-doutora Rita de Cássia Maria Garcia, docente do curso de Medicina Veterinária da UFPR com especialização em Saúde Pública, Bem-Estar Animal; do professor-doutor Rogério Ribas Lange, docente do curso de Medicina Veterinária da UFPR e presidente de Honra da Associação Paranaense de Medicina de Animais Selvagens; da senhora Virginia Talbol analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio desde 2009, atualmente em exercício no Núcleo de Gestão integrada – NGI Antonina-Guaraqueçaba; e da doutora Fabiana Campos diretora de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST).



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

Paraná

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

28/11/2022 – 13:04:01 Com informações de assessoria e revisão de redação Os hospitais públicos do Paraná...

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

Brasil

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

28/11/2022 – 08:44:44 Com informações de Agência PT e revisão de redação Atentados nesta sexta-feira (25)...

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

Brasil

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

28/11/2022 – 08:18:30 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Relator do Orçamento de 2023,...

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

Brasil

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

25/11/2022 – 18:35:46 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O ex-prefeito de São Paulo,...

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

Paraná

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

25/11/2022 – 16:14:28 Com informações de TRE-PR e revisão de redação Mesárias e mesários que não...

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

Brasil

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

25/11/2022 – 14:20:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O diretor-geral da PRF...