Paraná

Projeto de Lei cria vagas para idosos nas universidades

Projeto apresentado pelo deputado Arilson Chiorato (PT) visa reservar até 20% das vagas remanescentes nas universidades estaduais para a população da terceira idade

Foto: Dálie Felberg/Alep

Dircom Alep

Buscando melhorar a qualidade de vida da população de terceira idade do Paraná, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei 700/2019, intitulado Universidade do Idoso.

O Projeto visa reservar até 20% das vagas remanescentes – aquelas não preenchidas no vestibular – para pessoas da terceira idade interessadas em cursar o Ensino Superior nas universidades públicas do Paraná.

“Estamos buscando, baseados no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), reservar nas nossas universidades estaduais até 20% das vagas remanescentes, aquelas não preenchidas após o processo seletivo, para os idosos e idosas que tem o sonho de ingressar na universidade”, afirma Arilson.

Ainda, para Chiorato, é de muita importância pensar em políticas públicas neste sentido “Temos projeções de que a população de terceira idade ainda venha a aumentar consideravelmente ao longo dos próximos anos. É imprescindível pensarmos em políticas públicas que deixem o Paraná preparado para atender as novas demandas que virão deste público”, salienta.

O deputado também lembra que seu projeto não cria nenhum gasto adicional ao governo nem às instituições de ensino. “Nossa proposta visa preencher as vagas já existentes e também as que surgem após desistência ainda no início do curso. É importante ressaltar que estamos propondo que no máximo 20% destas vagas sejam reservadas para a melhor idade”, finaliza.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Geral

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 23/03/2023 – 19:39:42   Um dia após a...

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Paraná

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Com informações de PT na Alep e revisão de redação 23/03/2023 – 16:15:30   Durante a audiência...

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Brasil

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Com informações de Agência PT e revisão de redação 23/03/2023 – 14:51:35   No momento em que...

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

Guarapuava

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

23/03/2023 – 11:11:08 Redação Ao serem eleitos pela população, os vereadores e vereadoras se tornam...

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

Guarapuava

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

23/03/2023 – 08:13:24 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Neste sábado...

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Brasil

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 22/03/2023 – 20:00:10   Com injeção...