Paraná

Requerimento pede regulamentação de aulas teóricas à distância para curso de formação de condutores

A proposição é motivada pela Deliberação 189/20, do Contran, que permite a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19

Foto: Freepik

07/05/2020 – 08:37:34

Dircom Alep

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou na sessão plenária remota desta quarta-feira (06) um requerimento à Casa Civil do Governo do Estado para que o Detran-PR tome providências administrativas emergenciais para a realização das aulas técnico-teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19.

Segundo Guerra, a proposição é motivada pela Deliberação 189/20, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada em 29 de abril no Diário Oficial da União (DOU), que permite a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19.

O deputado esclarece que conforme o Contran, os Centros de Formação de Condutores (CFC) estão autorizados a realizar as aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto, desde que o candidato manifeste interesse e o conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas-teóricas obedeçam os mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais.

“Para a regulamentação da norma geral, os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal poderão estabelecer requisitos adicionais para os sistemas utilizados pelos CFC’s, especificamente para garantir a integração com as bases de dados locais e a harmonização com os fluxos de seus processos internos”, destaca o deputado Luiz Fernando Guerra.

A deliberação do Contran prevê, ainda, que os procedimentos de coleta de dados biométricos pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal ou por entidade por eles credenciada devem ser realizados por meio de agendamento prévio, em observância às recomendações de saúde quanto à higiene e ao distanciamento entre pessoas.

O deputado Luiz Fernando Guerra justifica o requerimento “por ser medida de urgência e de garantia de atendimento ao usuário, além de geração de emprego e renda junto aos empresários e empreendedores dos Centros de Formação de Condutores – CFCs, atingidos pelos reflexos negativos junto à economia, por conta da propagação da pandemia do Coronavírus – COVID 19, e assim contribuir com soluções práticas e efetivas como medida de apoio às categorias afetadas”, disse.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Geral

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 23/03/2023 – 19:39:42   Um dia após a...

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Paraná

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Com informações de PT na Alep e revisão de redação 23/03/2023 – 16:15:30   Durante a audiência...

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Brasil

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Com informações de Agência PT e revisão de redação 23/03/2023 – 14:51:35   No momento em que...

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

Guarapuava

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

23/03/2023 – 11:11:08 Redação Ao serem eleitos pela população, os vereadores e vereadoras se tornam...

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

Guarapuava

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

23/03/2023 – 08:13:24 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Neste sábado...

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Brasil

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 22/03/2023 – 20:00:10   Com injeção...