Paraná

Requião Filho fala sobre isenção de impostos

Candidato defende que benefício somente seja aplicado com transparência e foco na geração de empregos

Foto: Dálie Felberg/Alep

27/09/2022 – 06:45:08

Com informações de assessoria parlamentar e revisão de redação

O deputado estadual e candidato a reeleição pelo PT Paraná, Requião Filho, declarou esta semana que uma das principais ilusões do eleitor é acreditar que os parlamentares apenas são eleitos para propor novos projetos de lei. “O principal papel é o da fiscalização, por isso precisamos eleger pessoas comprometidas em cobrar mais transparência e coerência na aplicação do dinheiro público”, afirmou.

Requião Filho tem sido muito questionado e elogiado sobre sua postura firme na Assembleia Legislativa, questionando gastos e cobrando explicações do Governo sobre um certo “excesso” na isenção de impostos. Segundo o parlamentar, a população dificilmente fica sabendo onde são aplicados os recursos dos valores pagos nos impostos e taxas ao Estado, e isso é uma falha gravíssima que pode ser revertida, se aprovado um projeto de lei apresentado em 2020 que defende a implantação da Lei de Dados Abertos.

“A minha proposta é de transparência total dos gastos públicos, para que todo cidadão saiba pra onde está indo seu dinheiro. Não é possível aceitar, por exemplo, que o Estado conceda isenção de impostos para agradar um pequeno grupo de interesses pessoais, ao invés de uma cadeia inteira produtiva, que poderia estar gerando emprego e riquezas”, disse o parlamentar.

Requião Filho ainda explicou também que a redução de impostos está atrelada a uma boa qualidade de vida para a população que realmente necessita.

“Quando se reduz impostos, se gera empregos. E ao se isentar os principais bens de consumo, a qualidade de vida da população dá um salto. Quando se opta por privilegiar os pequenos empresários e os agricultores, se mantem o círculo virtuoso da economia e todos ganham. Tarifas justas de luz e água, manutenção da renda, e comida na mesa. O estado deve ter o tamanho certo, ser necessário, não apenas subsidiário, sob pena de nunca mais a população viver de forma digna”, apontou Requião Filho.

Ele também criticou a atual gestão do Governo Estadual, apontando que “Estado não dá lucro, não é para dar. Se der está errado, ele precisa do mínimo para se bancar. Estado é para as pessoas terem dignidade e oportunidades de crescimento, mesmo que a vida tenha as chutado tantas e tantas vezes. Lucro para o estado é lucro social. Por trás dos números existem pessoas que precisam de nós”.

Requião Filho lembrou ainda programas que fizeram a diferença na história do Paraná, mas que andam esquecidos pela atual geração de eleitores e desconhecidos da maioria da população.

“Fundo de Aval, Microcrédito, Bom Emprego, Salário Mínimo Regional, Tarifa Social da Água, Luz Fraterna, Irrigação Noturna, Luz para Todos, Trator Solidário, Leite para a Crianças. Estes são exemplos de programas implantado no Paraná, há mais de uma década, e que fizeram toda a diferença na manutenção da economia, naquela época, e na vida dos paraenses. Mas isso jamais existiria se a Constituição Federal primasse apenas pela subsidiariedade do estado. Quando se opta pelo mercado em detrimento das pessoas, todos perdem, inclusive a economia. Questão de bom senso! O Estado não pode ser tratado como igual ao mercado, quando falamos de um plano nacional de educação, ou ao tratarmos de cultura em um país tão diversificado”, completou.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...