Search
Close this search box.

Secretaria de Estado da Educação garante que o ensino médio noturno não será encerrado

O remanejamento de alunos, entretanto, preocupa educadores

Foto: unsplash

Na semana passada, a SEED (Secretaria de Estado da Educação do Paraná), anunciou a abertura de 20 mil novas vagas no ensino médio diurno, estando elas distribuídas entre 250 escolas do estado.

Em nota ao iPolítica, a SEED afirmou que a ampliação ocorreu através de um remanejamento de vagas ociosas no período da noite. Com a ação, segundo o órgão, pretende-se ampliar a oferta de vagas para o período diurno, uma vez que em muitos municípios a única opção do estudante era cursar o noturno.

A medida também tem como objetivo ocupar salas de aula que estejam desocupadas durante o dia, pois, de acordo com a SEED, no período diurno há maior tempo de aula, melhores taxas de aprendizado e menores índices de abandono e reprovação.

A Secretaria afirmou ainda que os estudantes que trabalham durante o dia terão matrícula garantida no período noturno.

O movimento, entretanto, preocupa educadores, que veem a proposta como o início da extinção da modalidade no estado. Em nota, a APP-Sindicato de Guarapuava informou que “tem rechaçado essa decisão da SEED, denunciado a prática e orientado os procedimentos de resistência”.

A nota também destaca que a Promotoria de Justiça de Proteção a Educação do Ministério Público Estadual solicitou informações “das escolas que estejam em situação de fechamento do Ensino Médio noturno, com dados, relatórios ou quaisquer documentos comprobatórios”.

Apenas em Guarapuava, neste ano, foram registradas 1.613 matrículas, distribuídas entre 16 escolas estaduais, no período noturno, considerando Ensino Médio regular, integrado e Magistério.

Leia Também