Paraná

Vítimas agora podem registrar boletim de ocorrência na internet

Casos de violência doméstica e familiar ocorridos no Paraná agora podem ser reportados à polícia de forma remota, por meio de boletim de ocorrência eletrônico – inclusive via celular

Imagem: Divulgação/MPPR

05/06/2020 – 16:21:41

MPPR

O novo recurso passou a funcionar nesta semana e é resultado de articulação conjunta promovida entre o Ministério Público do Paraná, a Defensoria Pública do Estado do Paraná e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com a Polícia Civil. No MPPR, a iniciativa foi acompanhada pelo Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.

A coordenadora do Nupige, promotora de Justiça Ana Carolina Pinto Franceschi, conta que a ideia do canal para BO on-line surgiu com a preocupação de se evitar subnotificação dos casos de violência doméstica e familiar ocorridos, que após a imposição das medidas de isolamento social pelas autoridades sanitárias para conter a pandemia do coronavírus, aumentaram ao que tudo indica. Já na primeira semana de abril, o MPPR, a Defensoria Pública e o Judiciário expediram ofício ao Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil indicando a necessidade de criação de um novo canal para os registros dessas violências, visto que em muitos casos os agressores são pessoas do convívio direto da vítima – como maridos ou namorados.

Amparo

“Durante a quarentena, as mulheres podem estar confinadas com os seus agressores e impossibilitadas de saírem de suas casas, sendo que  a rede de proteção deve estar atenta e preparada para atendê-las de maneira efetiva”, diz a promotora. “O BO on-line é uma importante iniciativa para aproximar o Estado da realidade vivenciada por essas vítimas, amparando-as no processo de rompimento do ciclo de violência sem que precisem se deslocar fisicamente, num primeiro momento, até uma delegacia” avalia Ana Carolina.

Além do ofício conjunto enviado à Polícia Civil, o Nupige instaurou procedimento administrativo específico sobre o tema, fundamentado em recomendações de prevenção à violência doméstica e familiar durante a pandemia da Covid-19 emitidas por entidades como a ONU Mulheres e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, além de nota técnica da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, do Conselho Nacional do Ministério Público.

Feminicídios

Entre março e abril deste ano, houve um incremento de cerca de 20%  no número de  registro de inquéritos policiais de feminicídios tentados e consumados no Estado, em relação a março e abril de 2019, de acordo com o sistema PRO-MP, do Ministério Público do Paraná, o que demonstra que os índices de violência doméstica e familiar estão em ascensão. Inclusive, o último balanço sobre o tema divulgado nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que, entre os meses de março a abril de 2020, comparando com o mesmo período de 2019, os feminicídios tiveram aumento de 22,2% em 12 estados brasileiros, apesar dos registros de crimes de lesão corporal terem reduzido em aproximadamente 25,5% (o que denota, pois, a ocorrência de subnotificação dessas violências).

Saiba mais

No Paraná, as vítimas de violência doméstica e familiar dos crimes de lesão corporal, ameaça, injúria, calúnia, difamação e da contravenção penal de vias de fato, podem fazer o BO eletrônico no Portal da Polícia Civil do Paraná, no seguinte endereço eletrônico: www.policiacivil.pr.gov.br/BO. Para mais informações acesse aqui matéria da Polícia Civil com orientações de como fazer os registros.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Geral

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 23/03/2023 – 19:39:42   Um dia após a...

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Paraná

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Com informações de PT na Alep e revisão de redação 23/03/2023 – 16:15:30   Durante a audiência...

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Brasil

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Com informações de Agência PT e revisão de redação 23/03/2023 – 14:51:35   No momento em que...

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

Guarapuava

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

23/03/2023 – 11:11:08 Redação Ao serem eleitos pela população, os vereadores e vereadoras se tornam...

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

Guarapuava

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

23/03/2023 – 08:13:24 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Neste sábado...

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Brasil

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 22/03/2023 – 20:00:10   Com injeção...